SPED

O que é o SPED?

SPED é a sigla utilizada para o Sistema Público de Escrituração Digital. Criado em 2007 pelo Governo, o SPED está inaugurando uma nova era da fiscalização tributária brasileira, especialmente pela modernização da sistemática de cumprimento de obrigações acessórias pelos contribuintes.
 

Tendo em vista o enorme volume de dados que devem ser informados pelos contribuintes, o sistema tem o objetivo de facilitar o trabalho da fiscalização tributária tornando-o muito mais eficiente.

 

Quais as obrigações fazem parte do SPED?

O sistema iniciou-se com três grandes módulos: ECD - Escrituração Contábil Digital, EFD - Escrituração Fiscal Digital e a NF-e - Nota Fiscal Eletrônica.
 

Posteriormente o sistema cresceu significativamente e hoje conta com os seguintes módulos:
 

• Sped Contábil

• Sped Fiscal

• CT-e

• NF-e

• FCONT

• NFS-e

• EFD-Contribuições

• Escrituração Contábil Fiscal – ECF

 

A grande maioria das empresas já está obrigada a emissão de algum modelo de Nota Fiscal Eletrônica e, por isso, esse é o módulo mais conhecido do SPED. Entretanto, muitas empresas já estão enquadradas em outros módulos do sistema, que para o devido cumprimento da obrigação, deverá contar com a indispensável ajuda de uma assessoria contábil qualificada.

 

Por que os honorários contábeis aumentam com SPED?

Tendo em vista o intenso volume de informações exigidas pelo Governo, os controles necessários ao atendimento do SPED gera um grande aumento dos serviços prestados pelas empresas de contabilidade e, com isso, a necessidade imediata de investimentos em capacitação e treinamento de profissionais, investimentos em tecnologia, alem do consequente aumento do tempo de dedicação para cada cliente.

 

Quais as penalidades previstas para o descumprimento do SPED?

As empresas que não conseguirem entregar os arquivos no prazo pagarão multa de até R$ 1.500,00 por mês-calendário. Alem disso, estão previstas multas no caso de fornecimento de informações erradas ou incompletas.

 

E qual são as últimas novidades do SPED?

A cada ano, o governo tem ampliado os módulos do SPED, transformando a rotina das empresas brasileiras. O próximo importante módulo a se tornar obrigatório será o chamado eSocial
 

O eSocial reunirá informações da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, independentemente do porte da empresa.

© Systec Assessoria Contábil . Todos os Direitos Reservados | Website by Duotone